Edição especial da EcoArt valoriza a cultura afro-brasileira e a inclusão social

A cidade de Itu recebe no próximo domingo, 9, mais uma edição da Feira EcoArt – Economia Criativa, Circular e Solidária, desta vez em uma Edição Especial do Mês da Consciência Negra. O evento acontece das 10h às 17h, no Parque Ecológico Taboão (Avenida Itu 400 Anos, Novo Centro), com…

A cidade de Itu recebe no próximo domingo, 9, mais uma edição da Feira EcoArt – Economia Criativa, Circular e Solidária, desta vez em uma Edição Especial do Mês da Consciência Negra. O evento acontece das 10h às 17h, no Parque Ecológico Taboão (Avenida Itu 400 Anos, Novo Centro), com entrada gratuita.

Promovida pela Prefeitura de Itu, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e do Patrimônio Histórico, Meio Ambiente, Educação e Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana, a feira é pet friendly e reúne atividades culturais, expositores, artesanato, gastronomia e ações educativas.

Exposição e feira de brechós

Nesta edição, o público poderá conferir a Feira de Brechós, com roupas customizadas, calçados e acessórios exclusivos, e também a exposição “Diálogos: Escrevo com linhas bordando frases da literatura afro-brasileira”, do grupo Bordar e Compartilhar.

A mostra é composta por bordados inspirados na temática do Viagem Literária 2025, que neste ano destaca a literatura afro-brasileira. As obras foram produzidas no Ateliê Coletivo de Arte da Biblioteca Municipal Professor Olavo Valente, onde o grupo se reúne periodicamente para criar e compartilhar técnicas de bordado artístico.

Oficina ambiental e sarau inclusivo

A programação também contará com Oficina de Educação Ambiental, das 11h às 12h20, ministrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A partir das 13h, o público poderá prestigiar o Sarau Clareou, com alunos do Instituto Santa Luzia. O projeto cultural, criado por pessoas cegas e com baixa visão, tem como objetivo promover inclusão e acessibilidade por meio da arte, reunindo música, poesia e contação de histórias.

As apresentações, realizadas no formato de sarau, apresentam repertório variado, que inclui músicas da cultura popular brasileira, composições autorais, poesias declamadas e histórias narradas de forma envolvente e acessível. O grupo é formado por músicos e poetas com diferentes habilidades, incluindo violinistas, percussionistas, sanfoneiros e vocalistas.

Com uma proposta de valorização da diversidade e do consumo consciente, a Feira EcoArt reforça o compromisso da cidade de Itu com a sustentabilidade, a cultura e a inclusão social.

Avatar de Roberta Rocha

Sobre o Autor

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *