A cidade de Itu recebe, entre os dias 6 e 8 de novembro, a Mostra de Teatro Infantil da companhia Catarsis – Arte para Infância e Juventude, que traz para o público local três espetáculos voltados a bebês, crianças e jovens. As apresentações são gratuitas e fazem parte da programação do 31º Festival de Artes de Itu, promovido pela Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico da Prefeitura.
O projeto, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, está em circulação por diversas cidades paulistas e chega a Itu com montagens reconhecidas e premiadas.
Programação
A mostra começa no dia 6 de novembro (quinta-feira), às 19h, com o espetáculo “O muro de Sam”, apresentado na Assatemec (Rua Cuiabá, 61 – Bairro Brasil). No dia 7 (sexta-feira), às 19h, será a vez de “É tudo família!”, no Auditório da Prefeitura de Itu (Avenida Itu 400 Anos, 111 – Novo Centro). Encerrando a programação, o espetáculo para bebês “Brun Blaà” acontece no dia 8 (sábado), às 11h, no CEU Jardim Vitória (Rua 13 de Outubro, s/n – Jardim Vitória).
Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados meia hora antes de cada sessão nos respectivos locais das apresentações.
Espetáculo para bebês
Destinado aos pequenos de até três anos, “Brun Blaà” propõe uma experiência sensorial e interativa sobre descobertas, percepções e pertencimento, explorando elementos naturais e o contato humano. Após a apresentação, o grupo promoverá o momento “Por trás da criação”, voltado a adultos e profissionais da educação, em um bate-papo sobre o impacto da arte no desenvolvimento infantil. A atividade, de 45 minutos, tem vagas limitadas e requer inscrição prévia.
Infância e reflexão
Inspirado no livro “Querido Senhor Presidente”, de Sophie Siers, o premiado espetáculo “O muro de Sam” narra a história de Samuel, um garoto que decide construir um muro em seu quarto após ouvir que o presidente dos Estados Unidos pretende erguer uma barreira na fronteira com o México. A trama reflete sobre separação, empatia e convivência. A montagem recebeu o Prêmio APCA 2022 de Melhor Direção, além de reconhecimentos no Troféu Caneca “Pecinha é a Vovozinha” e indicação ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo.
Já “É tudo família!” se passa em uma sala de aula, onde quatro crianças precisam responder à pergunta: “O que é família?”. A peça aborda diferentes formações familiares com leveza e humor, convidando o público a refletir sobre afeto, diversidade e respeito. Baseada no livro de Alexandra Maxeiner, a montagem foi premiada pela APCA e pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil, entre outros reconhecimentos.
Acessibilidade e interação
Após as apresentações de “O muro de Sam” e “É tudo família!”, haverá bate-papo com o público infantil, em formato de diálogo direto entre os artistas e até 15 crianças, de 5 a 12 anos, que poderão subir ao palco para fazer perguntas e compartilhar suas impressões.
Todas as sessões contarão com tradução simultânea em Libras e acompanhamento de profissionais especializados no atendimento a pessoas com deficiência.




Deixe um Comentário