O programa Saúde em Dia, criado para ampliar o atendimento especializado e diminuir a fila de espera para consultas, exames e cirurgias, apresentou resultados positivos nos primeiros seis meses de 2025, em Itu. A iniciativa continuará no segundo semestre, com a realização de mutirões de cirurgias.
Entre janeiro e junho, houve redução expressiva nas filas para cirurgias eletivas: 95% na Cirurgia Geral, 79,25% na Cirurgia Vascular, 66,67% na Cirurgia de Cabeça e Pescoço e 61,73% na Cirurgia Pediátrica.
O tempo de espera para exames também caiu. Exemplos incluem USG Doppler (95,07%), MAPA (80,16%), Tomografia com contraste (95%), Eletroencefalograma (59,91%) e Espirometria (58,80%). Procedimentos como endoscopia, colonoscopia e ecocardiograma também tiveram diminuição significativa.
Consultas com especialistas, antes represadas, passaram a ter agendamento mais rápido. Cardiologia, coloproctologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia e pneumologia registram atualmente tempo médio de espera de 15 dias, redução de 95%. Outras áreas, como endocrinologia, otorrinolaringologia, hematologia, dermatologia e ortopedia, também tiveram prazos encurtados.
O programa foi implementado em janeiro para enfrentar um cenário que incluía mais de 25 mil exames e cerca de 13,8 mil consultas represadas. A estratégia incluiu reorganização da agenda, contratação de serviços e otimização da regulação.




Deixe um Comentário