A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) passou a operar com um Laboratório de Análises Clínicas próprio, oficialmente entregue na última quinta-feira (4). Instalada no segundo semestre, a estrutura já reduziu de forma significativa o tempo médio para a liberação de exames de urgência e emergência realizados tanto na UPA quanto no Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Vila Martins.
O prefeito Herculano, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rita Passos, participou da entrega, ao lado do secretário municipal de Saúde, Tiago Texera.
De acordo com Texera, a melhoria no tempo de resposta é expressiva. “Pela primeira vez, a UPA conta com laboratório próprio e os benefícios desse investimento são vários. A média de espera pelos resultados caiu de cerca de 6 horas para até 2 horas, oferecendo mais agilidade e comodidade aos pacientes”, destacou.
O novo laboratório integra um conjunto de ações implementadas neste ano, que inclui a instalação do sistema Fast Track tanto na UPA quanto no PAM da Vila Martins. O modelo, composto por consultório anexo com médico plantonista e técnico de enfermagem, agiliza o atendimento de casos de baixa complexidade, conforme o Protocolo de Manchester.
Com o Fast Track, pacientes são avaliados, medicados e liberados de forma mais rápida, reduzindo o tempo de permanência nas unidades e contribuindo para a eficiência do atendimento emergencial.




Deixe um Comentário